Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Lixo Reciclável: Queimadas: um problema ecológico e social

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Queimadas: um problema ecológico e social

Entre os meses de maio e dezembro, são comuns as notícias de queimadas no interior do Brasil. Feitas tanto por pequenos agricultores como por grileiros, esse método de “limpeza” da área de plantio é uma técnica considerada arcaica e prejudicial tanto para o ecossistema quanto para a própria produção agrícola.

Mas se é prejudicial, por que elas acabam acontecendo? Há alguns fatores para a existência de queimadas. A princípio, o pequeno agricultor queima para resolver dois problemas: acabar com pragas e doenças e preparar o solo para pastagem ou plantio. Já os invasores de terra e grileiros usam o artifício da queimada para se apossar ilegalmente da terra, acabando com a mata nativa e colocando gado ou mudas na área. Além disso, nos canaviais, a queimada é feita para facilitar a colheita. Assim, para entender as queimadas é bom separar um pouco o joio do trigo. 


As queimadas são práticas comuns

Principalmente na Amazônia, as queimadas são feitas por pequenos agricultores que não têm outra alternativa para preparar a terra, já que para cortar a vegetação e prepará-la sem queimar é preciso de maquinário como o trator, uma realidade muito distante para esses agricultores.

Já em outras regiões como o Nordeste e o Sudeste, algumas queimadas são feitas para facilitar a colheita da cana-de-açúcar. Com fogo, os pequenos espinhos da planta são eliminados e a colheita rende mais para os trabalhadores que ganham por quantidade recolhida.


Tanto no Norte, quanto no Nordeste, há a má-fé dos grileiros.

Há também a queimada de plantações de algodão. Nesse caso, é feita uma touceira (monte de restos de plantas) para queimar o que sobrou da colheita. Essa queimada é obrigatória por lei, por causa do fantasma do bicudo, uma praga comum a esse tipo de monocultura. Nesse caso, é uma queimada mais simples com duração de cerca de três a quatro horas e em pequenas áreas.

A batalha contra a queimada é cada vez mais intensa, mas também é histórica. Hoje, o governo trabalha com programas como o Prevfogo para conter esse problema. 





Artigo de opinião : O lixo que não é separado de forma correta, acaba ajudando as queimadas e nos prejudicando, por exemplo : você quebra um objeto de vidro e, coloca na sacola junto ao lixo que você não separa, o vidro pode rasgar a sacola e espalhar o lixo pelos cantos, ai quando acontece as queimadas, o lixo ajuda a aumentar o fogo diminuindo e prejudicando as plantações, por isso faça a sua parte.


Postado por : Bárbara Peixoto
Bibliografia : http://ambiente.hsw.uol.com.br/queimadas.htm

Um comentário: