Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Lixo Reciclável: Reciclagem de papel

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Reciclagem de papel

Reciclar papel é uma boa maneira de tentarmos minimizar os problemas ambientais causados pela sua fabricação em escala industrial, de evitar o desperdício, e de reduzir a necessidade de derrubar mais árvores, para fazer mais papel. Além disso, o preço para se desfazer do lixo é alto, como também é enorme o custo de manutenção de lixões.

O papel reciclado é produzido aproveitando-se o papel já utilizado. Poupando árvores e reduzindo a poluição, é possível produzir papel reciclado em grande quantidade, desde que se faça a coleta seletiva, separando o papel dos demais tipos de lixo.

Papel reciclado pode ser produzido artesanalmente
Hoje em dia, muitos artesãos trabalham produzindo papel reciclado em oficinas caseiras. Eles reciclam papéis de forma a obter tipos diferentes, e até personalizados. Fazem também objetos decorativos e úteis.
Como reciclar papel:

Material necessário
• Liquidificador
• Rolo de macarrão ou garrafa de vidro
• Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro
• Bacia na qual caiba a peneira
• Pedaço de madeira lisa
• 1 litro de água
• 8 colheres de sopa de amido
• 20 a 30 folhas de folhas usadas ou revistas
Modo de fazer

1. Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
2. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.
3. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
4. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.
5. Retire a peneira com a mistura.
6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.
8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.

Artigo de opinião- Para podermos reaproveitar as folhas,lembre-se que não podemos amassalas,e também podemos forrar uma lata de nescau com papel já usado,assim é mais um meio de reciclar o lixo,podemos usar esse modo de reciclagem para separar os lixos na sala de aula. Por isso na minha opinião e na opinião de todos,reciclar o papel é mais um meio para ajudar nós mesmo.

Postado por : Bárbara Peixoto

Um comentário:

  1. Eu gosto muito desta área do Artesanato.....reaproveitamento do lixo para fazer bonitos trabalhos, mas a minha área não é esta é o artesanato decorativo e utilitário em crochet,tricô e arraiolos.Mas como gosto dos trabalhos com reaproveitamento de materiais, venho fazer uma proposta de VENDA de materiais que já não uso e servem para fazer bonitos trabalhos nas mãos de QUEM sabe.
    VENDO: 3 televisões,1 ferro de engomar, rolhas,botões,cápsulas de café nespresso,jornais,revistas,rolos de cozinha e de papel higiénico,desperdícios de lãs,cordão em crochet, rosetas em crochet para aplicações, e muito mais.
    ESPERO O VOSSO CONTACTO TENHO URGÊNCIA EM VENDER....351-925670460

    ResponderExcluir