Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
Lixo Reciclável: agosto 2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Reciclagem de Metal

O metal é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Encontramos embalagens de metais, fios e outros produtos metálicos em diversos produtos. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do metal reciclado.O metal reciclado tem praticamente todas as características do metal comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder suas características e qualidade. O alumínio, por exemplo, pode ser usado sem limites. O aço após ser reciclado volta para a cadeia produtiva para ser transformado em latas e peças automotivas, por exemplo.
Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de metal é a separação e coleta seletiva do metal. Nas empresas, residências e outros locais existem espaços destinados ao descarte de metal.
Na primeira fase do processo de reciclagem de metal, os mesmos são separados por tipos e características. Desta forma, alumínio, cobre, aço e ferro passam por processos de reciclagem diferentes.
Tipos de metais recicláveis
- Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, etc) e aço (latas de sardinha, molhos, óleo, etc)
- Arames, pregos, parafusos
- Fios de metal
- Tampas de metal
- Tubos de pasta
- Panelas sem cabo
- Arames
- Chapas de metal
- Objetos de alumínio (janelas, portas, portões, etc)
- Fios e objetos de cobre;
- Ferragens
- Canos de metal
- Molduras de quadros
- Tampinhas de garrafa
- Tampas metálicas de potes de iogurtes, margarinas, queijos, etc
- Papel alumínio
 Artigo de opinião-Na minha opinião,a reciclagem do metal é muito importante para o meio ambiente. Quando reciclamos o metal ou compramos metal reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de metal gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de metal e outros materiais reciclados.
 Postado por : Bárbara Peixoto

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Como colocar a reciclágem em prática

Em sua casa, apartamento ou trabalho, as orientações a seguir:-
Normalmente em todos os locais só existe um cesto de lixo. Pois bem, separe vários sacos plásticos e vá colocando cada tipo de lixo em um deles.
É fácil... Basta você "guardar" os saquinhos de embalagens que você ganha nos supermercados! Depois fixe um "sarrafo" de uns dois metros na parede do quintal ou da área de serviços e pendure os saquinhos com um prego, e vá substituindo-os conforme eles encherem. Se quiser, poderá escrever "caprichadinho" no sarrafo, um nome para o destino de cada saquinho. Para empresas é só orientar os funcionários e colocar tambores grandes com os respectivos nomes, logo terá muitas pessoas de olho naquele lixo que vale dinheiro.

Procure usar sacolas plásticas biodegradáveis para separar seu lixo doméstico
.
=Saco nº. 01: Papéis revistas, jornais e seus derivados.

=Saco nº. 02: Vidros, lâmpadas, garrafas etc.

=Saco nº. 03: Brinquedos, garrafas plásticas etc.

=Saco nº. 04: Artigos de borracha. Caso tenha pneus velhos para jogar, tome cuidados para deixá-los sempre secos, você já deve ter ouvido falar na Dengue. Fure-os ou corte em pedaços. Ou também você poderá levá-los em lojas de vendas de pneus.


=Saco nº. 05: Entulhos, madeiras, cimentos e resto de sujeiras das faxinas etc.

=Saco nº 06: Metais diversos, latas, arames, pregos, alumínios etc.

=Saco nº 07: Objetos Perigosos como: Baterias em geral, pilhas e lâmpadas fluorescentes. Nunca jogue no lixo, pois estes produtos são altamente contaminadores e perigosos.

=Saco nº 08: Orgânicos como: restos de comida, ossos etc.

=Saco nº 09: Papéis usados, (higiênico, por exemplo), guardanapos, fotografias, fita crepe, tocos de cigarros, esponjas de aço usadas, panos sujos dentre outros.

ÓLEO DE FRITURAS Nunca jogue o óleo de fritura na pia ou ralo, guardem-os em garrafas de refrigerantes, eles são Biodiesel, ou seja, combustíveis de veículos e também podem virar sabão, além de proteger a natureza estará guardando uma pequena fortuna em sua casa.

CINZA DE CIGARRO Nunca jogue fora a cinza do cigarro, pegue latas de leite ou chocolate vazia e vá colocando as pontas dos cigarros e guardando as latas cheias em casa até que a ciência encontre uma aplicação para este resíduo altamente tóxico, colabore com o meio ambiente, já que não consegue parar de fumar faça este pequeno gesto de carinho. Já existem pessoas que reciclam os tocos de cigarros.

Artigo de opinião- Só não recicla quem não qué,pois existem vários sites,projetos,etc. Mostrando os modos mais faceis de reciclar. Por isso na minha opinião,o tempo que perdemos em besteiras,podemos nos ocupar tentando nos ajudar,mas todos nós,principalmente jovens acham isso besteira,mas, mais tarde vão ver que isso faz a diferença.

Postado por : Bárbara Peixoto

O lixo


Os grandes lixões, além de poluírem o solo, trazem mau cheiro, doenças, poluição das nascentes e rios. Os oceanos praticamente não contam com políticas de conservação. Enquanto a conservação de parques e reservas abrange algo em torno de 9% da superfície terrestre, nos oceanos,   ocupam menos de 1%. Além disso, são jogados cerca de 6,5 milhões de toneladas de lixo, por ano nos oceanos só no Brasil,  sem contar os acidentes com vazamentos de petróleo, os naufrágios de navios e submarinos com carga ou combustível nucleares e as descargas contínuas de esgotos.

 

Artigo de opinião- Não há dificuldade nenhuma de reciclar o lixo,é simples,só separar papel,metal,vidro,plástico.Se olharmos bem,é trabalhoso,mas é para o nosso bem,e depois de separar o lixo,é facil,há um dia para que o caminhão de reciclagem passe por suas casas,ai depois é só continuar separando lixo,a ajudando o meio ambiente.

Postado por : Bárbara Peixoto
Bibliografia : http://www.achetudoeregiao.com.br/lixo_recicle/lixo_recicle.htm

Reciclagem de papel

Reciclar papel é uma boa maneira de tentarmos minimizar os problemas ambientais causados pela sua fabricação em escala industrial, de evitar o desperdício, e de reduzir a necessidade de derrubar mais árvores, para fazer mais papel. Além disso, o preço para se desfazer do lixo é alto, como também é enorme o custo de manutenção de lixões.

O papel reciclado é produzido aproveitando-se o papel já utilizado. Poupando árvores e reduzindo a poluição, é possível produzir papel reciclado em grande quantidade, desde que se faça a coleta seletiva, separando o papel dos demais tipos de lixo.

Papel reciclado pode ser produzido artesanalmente
Hoje em dia, muitos artesãos trabalham produzindo papel reciclado em oficinas caseiras. Eles reciclam papéis de forma a obter tipos diferentes, e até personalizados. Fazem também objetos decorativos e úteis.
Como reciclar papel:

Material necessário
• Liquidificador
• Rolo de macarrão ou garrafa de vidro
• Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro
• Bacia na qual caiba a peneira
• Pedaço de madeira lisa
• 1 litro de água
• 8 colheres de sopa de amido
• 20 a 30 folhas de folhas usadas ou revistas
Modo de fazer

1. Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos.
2. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos.
3. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa.
4. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira.
5. Retire a peneira com a mistura.
6. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso.
7. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidados para que a garrafa não quebre em suas mãos.
8. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado.

Artigo de opinião- Para podermos reaproveitar as folhas,lembre-se que não podemos amassalas,e também podemos forrar uma lata de nescau com papel já usado,assim é mais um meio de reciclar o lixo,podemos usar esse modo de reciclagem para separar os lixos na sala de aula. Por isso na minha opinião e na opinião de todos,reciclar o papel é mais um meio para ajudar nós mesmo.

Postado por : Bárbara Peixoto

Reciclagem de garrafas pet


Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados
Algumas fotos de como podemos reciclar garrafas pet:
Artigo de opinião- Reciclar as garrafas pet é importante,pois é mais um meio de ajudar o meio ambiente,as vezes,muitas garrafas ficão jogadas nos cantos até não ter mais nenhum meio de reciclagem,por isso,quem não se interessa em reciclar,pelomenos pode guardar as garrafas e levar a álguem mais próximo que recicle,pois podemos também juntar garrafas e logo após vende-las.

Postado por: Bárbara Peixoto